TDAH e ansiedade: como a neuropsicologia pode ajudar?


Ansiedade e TDAH tem muito em comum, ambos prejudicam a capacidade de concentração, levando a distrações, esquecimentos, forte agitação mental e até mesmo física, porém por causas bastante diferentes.


Quando se tem estes sintomas, é essencial ter um bom diagnóstico diferencial, pois os sintomas da ansiedade são muito parecidos com o TDAH. Deve-se levar em conta, que no caso de crianças, nem toda hiperatividade tem relação com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.


Pode ser um caso de Ansiedade, que esteja manifestando os sintomas de Déficit de Atenção ou uma comorbidade – a ocorrência de dois ou mais problemas ao mesmo tempo. Ter um diagnóstico preciso de um profissional qualificado e saber exatamente o que se trata é importante, para seguir os tratamentos mais precisos e eficazes.


Para um diagnóstico mais preciso a avaliação neuropsicológica é essencial, pois irá avaliar as funções cognitivas, comportamentais e de humor do individuo e auxiliará em um tratamento mais adequado para cada caso.


#psicologia#neuropsicologia#terapiaonline#saudementental#lapa#tdah#ansiedade#comportamento#autoconhecimento

0 visualização