ORIENTAÇÃO DE PAIS

É comum que pais e filhos apresentem conflitos: possuem expectativas e desejos diferentes com relação uns aos outros. Os pais às vezes não sabem como lidar com esses conflitos de expectativas e, em sua tentativa de executar soluções lógicas, podem produzir mais problemas do que benefícios. Uma das causas disso é porque o comportamento não é tão lógico quanto gostaríamos.

 

O trabalho do psicólogo com pais e filhos em dificuldades de relacionamentos não é apenas resolução de conflitos. Grande parte do trabalho é ensinar aos pais sobre análise do comportamento, uma estratégia mais produtiva do que simplesmente apontar soluções. 

 

O treino de pais envolve um ensino detalhado de como resolver problemas que podem a acontecer e a prevenir seu acontecimento. Para tanto, é necessária uma observação de como os pais se relacionam com a criança e, a partir daí, é feito um planejamento de ensino e intervenção. Os resultados podem ser muito rápidos e duradouros.

 

Uma boa relação familiar traz benefícios não só para as crianças, mas também para os pais. Em uma família harmônica, o tempo de convívio traz prazer e alívio da pressão do trabalho. As crianças, por sua vez, são beneficiadas a curto e a longo prazo. Uma infância saudável é traduzida em um adulto íntegro e auto-confiante.